Quando procurar um cardiopediatra?

A cardiopediatria é uma subespecialidade da medicina que se concentra no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas em crianças, desde o nascimento até a adolescência. Você sabe quando deve procurar um cardiopediatra para o seu filho?

Seguem abaixo algumas indicações de uma consulta com um cardiopediatra:

  1. Quando suspeitamos de Pressão Alta na criança!
  2.  Avaliação com especialista para Atestado Médico de liberação de atividade física para crianças e adolescentes.
  3. Cardiopatias congênitas, quando a criança possui diagnóstico ou suspeita de uma cardiopatia congênita, o acompanhamento com essa especialidade é fundamental.
  4. Sopro cardíaco: Um sopro cardíaco é um som anormal ou murmúrio do coração que pode indicar um problema cardíaco. Se o pediatra suspeitar de um sopro cardíaco em seu filho, ele pode encaminhá-lo a um cardiopediatra para avaliação adicional. 
  5. Houver histórico de doenças cardíacas na família: Se houver histórico de doenças cardíacas congênitas ou hereditárias na família do seu filho, é importante consultar um cardiopediatra para avaliação e aconselhamento.
  6. Seu filho apresentar sintomas cardíacos: Se a criança apresentar sintomas como dificuldade para respirar, fadiga excessiva, cianose (coloração azulada da pele ou lábios) ou desmaios, é fundamental procurar um cardiopediatra o mais rápido possível.
  7. Nascimento prematuro: Bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer têm maior probabilidade de desenvolver problemas cardíacos. Nesses casos, o acompanhamento com um cardiopediatra pode ser recomendado.
  8. Desenvolvimento insuficiente: Se a criança não estiver crescendo ou ganhando peso adequadamente e suspeitar-se de um problema cardíaco, um cardiopediatra pode ser consultado para avaliação.
  9. Antecedentes de exposição a teratogênicos: Se a mãe da criança teve exposição a substâncias que podem causar malformações cardíacas durante a gravidez, o acompanhamento com um cardiopediatra pode ser necessário.

Lembre-se de que a decisão de consultar um cardiopediatra deve ser tomada em conjunto com o pediatra do seu filho, que pode encaminhar seu filho para um especialista quando necessário. É importante não negligenciar sintomas ou preocupações relacionadas ao coração em crianças, uma vez que a detecção precoce e o tratamento adequado podem ser fundamentais para a saúde a longo prazo.

A KinderKlinik conta com a Dra. Janine Magalhães que é cardiopediatra e realiza consultas na clínica. Se você precisa de uma avaliação do seu pequeno(a), entre em contato!!

LUCAS NONATO

Formado na UFBA em 2009, com Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas da UFBA e Estágio da Residência no Instituto da Criança na USP, São Paulo. Fez ainda Pós Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Estácio de Sá – RJ

Atuou na UTI Pediátrica do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, na Bahia, e na UTI Pediátrica e Emergência Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Em emergência, atuou na Emergência Pediátrica do Hospital do Subúrbio, em Salvador e na Emergência Pediátrica do Hospital Regional de Ceilândia – Ceilândia, no Distrito Federal.

Atualmente é Coordenador do Serviço de Pediatria do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, na Bahia. Pediatra na Maternidade da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, Bahia e Diretor Médico da KinderKlinik.