Quando procurar um cirurgião pediátrico?

A especialidade de cirurgia pediátrica, como o próprio nome sugere, refere-se a especialidade médica responsável pelo cuidado de crianças que tenham algum problema de saúde em que seja necessário uma abordagem ou avaliação cirúrgica.

Temos diversas situações médicas na criança em que uma avaliação com o Cirurgião Pediátrico é fundamental, desde situações de emergência (quando a cirurgia precisa ser feita o mais rápido possível) ou casos eletivos (quando o procedimento pode ser agendado com calma, em patologias que não oferecem risco de vida para a criança).

Seguem alguns exemplos de casos de emergência e situações em que o procedimento cirúrgico pode ser agendado:

CASOS MAIS URGENTES:

– lesões traumáticas, quando uma criança sofre um acidente levando a lesões de órgãos internos ou mesmo lacerações da pele e couro cabeludo, sendo necessário realização de suturas ou cirurgias.

– doenças gastrointestinais como a temida e conhecida apendicite que exige uma decisão rápida por parte da equipe cirúrgica; ou mesmo  casos de obstrução intestinal secundários a estenoses do trato digestivo, doenças inflamatórias, parasitoses intestinais ou fecaloma.

– doenças oncológicas em crianças diagnosticadas com câncer que precisam de cirurgia para remover tumores, tecidos afetados ou fazer procedimentos relacionados ao tratamento do câncer.

– doenças urológicas: torção de testículo, obstruções do trato urinário.

CASOS ELETIVOS (podem ser agendados procedimentos, mas antes deve ser realizado uma consulta com o Cirurgião Pediátrico para avaliar o caso):

– hérnias abdominais: hérnia umbilical, hérnia inguinal.

– doenças urológicas: postectomia (correção da fimose)

– frenectomia, a correção da linguinha presa.

– pequenas cirurgias de lesões de pele como retirada de cistos e realização de biopsias.

É importante lembrar que hoje em dia as Cirurgias minimamente invasivas estão também disponíveis para a população pediátrica, com cirurgiões pediátricos treinados em técnicas laparoscópicas e em cirurgia robótica, o que minimiza o impacto da cirurgia e acelera a recuperação das crianças.

O cirurgião pediátrico trabalha em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como pediatras, oncologistas pediátricos e outros especialistas, para garantir o melhor atendimento possível à criança. A decisão de procurar um cirurgião pediátrico deve ser baseada na avaliação do pediatra da criança, que irá encaminhá-la a um especialista quando necessário. A saúde da criança é uma prioridade e a consulta a um cirurgião pediátrico é fundamental para garantir o tratamento adequado em caso de doenças ou lesões que requeiram intervenção cirúrgica.

A Kinder Klinik conta com atendimento com Cirurgia Pediátrica, se seu filho necessita desse cuidado, entre em contato para o agendamento de uma avaliação.

LUCAS NONATO

Formado na UFBA em 2009, com Residência Médica em Pediatria no Hospital das Clínicas da UFBA e Estágio da Residência no Instituto da Criança na USP, São Paulo. Fez ainda Pós Graduação em Medicina Intensiva pela Universidade Estácio de Sá – RJ

Atuou na UTI Pediátrica do Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana, na Bahia, e na UTI Pediátrica e Emergência Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador. Em emergência, atuou na Emergência Pediátrica do Hospital do Subúrbio, em Salvador e na Emergência Pediátrica do Hospital Regional de Ceilândia – Ceilândia, no Distrito Federal.

Atualmente é Coordenador do Serviço de Pediatria do Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, na Bahia. Pediatra na Maternidade da Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié, Bahia e Diretor Médico da KinderKlinik.